Auditoria


Auditoria interna tem por finalidade desenvolver um plano de ação que auxilie a instituição a alcançar seus objetivos. Por meio de abordagem sistêmica e disciplinada, produz análises, recomendações e comentários objetivos, acerca das atividades examinadas, para assessorar a gestão.

Para isso, estão entre as atribuições do auditor interno avaliar os controles financeiros, contábeis e operacionais; determinar o grau de confiabilidade nos dados; e identificar riscos à administração.

O auditor está sujeito a ingerências e pressões para mudar sua atitude imparcial e isenta. A forma de garantir mais autonomia e independência para o trabalho é subordinar a Auditoria Interna diretamente à alta administração, sem estágios hierárquicos intermediários.

O Instituto de Auditores Internos define auditoria como atividade independente e objetiva de avaliação e consultoria, criada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização. Assim, é uma atividade de avaliação e consultoria, pois não só revisa processos como auxilia o gestor a melhorar os procedimentos da organização.